Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Café pode ajudar na prevenção contra câncer de próstata


Tanto a versão com cafeína como a descafeinada são benéficas ao corpo

Por Minha Vida
Homens que tomam quantidades moderadas de café regularmente têm menos riscos de desenvolver câncer de próstata, especialmente a forma mais letal dele, diz um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com dados do IBGE, o câncer de próstata mata aproximadamente 15 mil homens todos os anos no Brasil.

O estudo começou em 1986 e contou com a participação de aproximadamente 48 mil homens. Durante esse período, os hábitos alimentares de cada um dos participantes foram acompanhados pelos cientistas. Até 2006, quando acabou a coleta de dados, cinco mil homens desenvolveram câncer de próstata. Entre eles, 642 tiveram a forma mais letal do câncer.  
 Depois de analisar os resultados, os cientistas observaram que os homens que tomavam de três a cinco xícaras de café diariamente tinham 20% menos chances de desenvolver a doença, se comparados às pessoas que não ingeriam a bebida. Já a proteção contra tipos mais agressivos de câncer chegou a ser 60% maior.

Mesmo sem ter provas concretas da relação entre o café e a doença, os autores do estudo acreditam que os antioxidantes contidos na bebida, que diminuem a proliferação de novas células cancerígenas, podem explicar essa relação. O que surpreendeu os autores do estudo foi que tanto a versão com cafeína como a descafeinada apresentaram o mesmo grau de proteção contra o câncer de próstata.

Via R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário